• Sobre este blog

    A primeira vez que ouvi falar em Realidade Aumentada tive a sensação de estar acordando no futuro... a ficção científica com seus hologramas e interações nunca foram de forma tão evidente parte de nossas vidas. Este foi o pontapé para este blog e a intenção de ingressar neste mercado. AR é tendência e uma grande oportunidade de negócio. Tecnologias, demo reels, cases estão disponíveis. Neste blog espero filtrar o melhor desta tecnologia. Para quem nunca ouviu falar em Realidade Aumentada, este é o lugar para começar: http://arperspective.blogspot.com/2009/07/um-overview-sobre-realidade-aumenta.html

Tech: overview de capacidades técnicas

Os cases de AR crescem exponencialmente em qualidade visual e interatividade. Este post busca listar as principais tecnologias adaptadas aos cases e alguns exemplos que podem ser aplicados posteriormente em campanhas AR.

Um breve resumo das tecnologias observadas em cases e após alguns cases analisados mais de perto em relação às ferramentas utilizadas.

Informações e hiperlinks:

  • acesso à informações pré-progradas no programa viewer
  • acesso informação web (web pages, blogs, twitter, etc): esta tecnologia integrada com tecnologias de reconhecimento pode revolucionar informações de varejo (ex. informações sobre produtos, preços, etc), turismo (informações turísticas, informações geográficas, etc.

Interatividade com objeto AR:

  • reconhecimento de gestos: por exemplo o objeto (um boneco) cai quando se passa a mão por ele; um boneco ri quando se faz cosquinhas, uma ação específica acontece quando próximo à um objeto conhecido (ex: flores, garrafa) ou um marker de AR. Um excelente exemplo é o EyePet da PSP
  • alterações de textura do objeto: é possível trocar cor, aumentar escala
  • modificações do objeto: se troca uma peça, altera-se o objeto ou os objetos da cena
  • movimento do objeto (ex. Ecoimagination)
  • interatividade entre objetos AR: reconhecimento entre objetos AR e ações específicas como uma batalha de Pokemons (ex. case Eye of Judgement)

Formas de interatividade

  • clique em ambiente web (ex. Star-Trek)
  • cliques em hiperlinks no próprio ambiente AR
  • interações com sopro (ex. GE-Ecoimagination)
  • interação com objeto dinâmico (ex. hair shop)
  • interação com hiperlink outdoor (ex. informação de produto)
  • manipulação de objetos (ex. varejo de móveis)

Tipos de mídia:

  • mobile
  • webcam
  • goggles
  • magic mirror

Tipos de AR:

  • objeto 3D estático ou em movimento determinado
  • objetos com efeitos especiais (Toops, Star-Trek)
  • projeção 3D (ex. BMW)
  • vídeo (ex. projeção de jogo)
  • cenário 3D (ex. vídeo clip)

Tecnologias de games:

  • interação com o usuário (ex. usuário rebatendo bola projetada em AR)
  • interatividade com objeto AR (ex. bonequinho baseball rebatendo bola)
  • interatividade com cenário (ex. bola bate em certo local e ganha tantos pontos; pacman come moedinha)
  • mobilidade do objeto (ex. carrinho andando)
  • mobilidade interagindo com terreno AR (ex. carrinho interpreta terreno AR)
  • mobilidade interagindo com terreno real (ex. carrinho sobe em objetos reais)

Interatidade com cenário AR:

  • efeitos especiais (ex. fogos de artifício)
  • troca de cenários
  • objeto obedece à gravidade

Reconhecimento:

  • reconhecimento geográfico via GPS: esta ferramenta possibilita uma grande variedade de outdoor hiperlinks pela compreensão do local exato para onde está apontado o mobile phone. É uma alternativa bem interessante ao complexo reconhecimento de terreno.
  • reconhecimento 3D: da mesma forma que um card ou marker, o sistema reconhece certos elementos de arquitetura ou terreno pré-configuradas e permite interagir com o mesmo. Extremamente útil em aplicações de turismo.
  • reconhecimento de movimento: tecnologia ainda experimental permite que gestos humanos controlem o ambiente sem necessariamente um joystick (como com o Wii). O exemplo mais impressionante é o caso do projeto Natal do Xbox 360. Outras utilidades são interação com ambiente da casa (por exemplo acender luz, ligar algum aparelho, etc).

Tracking

  • reconhecimento facial: compreensão de um rosto humano, permitindo uma série de customizações. Muito útil em games, promoções virais e áreas ligadas à moda (ex. hair shop).
  • tracking de ambiente: ex set de gravação

Análise de Cases

Interatividade web com a escolha de cores para o traço do carro; tracking do movimento do carro;movimento do carro via teclado; não é necessário marker após web cam o ter reconhecido inicialmente.

 

Troca de cor ao clicar na própria brochura, troca de elementos do modelo; vídeo + objeto em movimento

Interatividade web, efeitos especiais (tiro, viagem instelar) ; interação com modelo (troca de cor de partes da nave; black marker não necessário; vídeo, objetos + pop ups simultâneos.

 

Magic mirror, tracking facial com objeto associado (botões aplicados aos olhos)

 

Modelo animado; movimento com sopro (movimento hélices);

 

Interação web e com brochura; reconhecimento de objetos reais (ferramentas).

 

Reconhecimento voz; reconhecimento de objetos reais (motor); projeção óculos.

 

Reconhecimento de fachadas; tracking de perspectiva; Hiperlink outdoor.

 

Efeitos especiais no aparecimento da carta; animação do objeto via teclado; interação sincronizada dos objetos AR (rebater, acertar alvo); objeto em movimento (alvo não estático); cálculo e memória (soma de pontos).

 

Efeitos especiais + objetos animados; interação entre cartas; cálculo, memória.

 

Clique em botões virtuais; troca de cores; conexão com facebook.

 

Tracking facial; interatividade web.

 

Diversos padrões de animação do objeto; interação com gestos (carinho, batida); interação com outros objetos AR (bola; cama elástica, etc); memória de desenhos.

 

Efeito de abertura; reconhecimento de cartas com efeitos no jogo, controle de objetos diferentes agindo independentemente por diferentes cartas.

 

Tracking de cenário; efeitos de gravidade em animação de água; markerless; animação complexa de objeto; comando por gestos (abrir parte da maquete); compreensão de sopro (catavento).

 

Marker não rígido (camiseta); pré-programação de animações (passarinho; corrida de carrinhos); interação com objetos reais (carrinho AR bate em carrinho real); sem necessidade de marker para helicóptero.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: